Ligia Carbonari e a Arte da Estamparia

14:24:00



Caçula de uma tradicional família jundiaiense, Ligia Carbonari não se intimidou quando seus pais estranharam a escolha da filha pelas artes plásticas.
Viraria hippie? Faria artesanato nas praças das grandes cidades para ganhar a vida? 
Que nada! Lígia foi cursar Artes Plásticas na UNICAMP, viajou o mundo e teve a certeza de que estava no caminho certo.
Já formada ela trabalhou alguns anos em moda e daí para a estamparia foi um caminho natural. Desde pequena ela tinha fascínio por tecidos, suas cores e texturas. Como ela mesmo diz: “ A estamparia é uma vertente da arte “.



E foi na empresa Dalutex - uma das três maiores indústrias têxteis do Brasil - que ela obteve, como Coordenadora de Moda, todo o conhecimento do processo produção. Foram anos, acompanhando acerto de cores, tramas e provas de tecidos.
E a vivência  dentro de uma indústria a qualificou tecnicamente e lhe deu a base para em um futuro próximo investir em seu próprio negócio.
Casada há 16 anos com Mauro Gut, foi com o nascimento da filha Laura que o sonho de criar suas estampas criou forma. Ligia queria ter tempo para ficar com sua filha e poder assim investir em seu próprio negócio. E assim surgiu a LALAHAÜS, uma empresa que produz estampas exclusivas para aplicação em decoração. Suas estampas são inspiradas em momentos, viagens e experiências. Um exemplo é a linha “Go back to Bahia”  que teve influência direta das muitas viagens que a artista fez a Vila de Trancoso.


Lígia fechou parceria com a EM2 DESIGN do Rio de Janeiro e logo suas estampas vestiram poltronas, almofadas e outros objetos de decoração desse ateliê.  Atualmente Lígia prepara uma coleção por ano para os parceiros cariocas.
Suas estampas também estão na Casa Mauro Freire de São Paulo. Um mega espaço no coração dos Jardins que abriga, além do salão de beleza, loja de decoração e restaurante.


E assim, com jeito calmo e seguro Lígia sabe que a sua arte está chegando até as pessoas que poderão tocar e sentir cada cor e trama de seus tecidos. Chame isso de “design de superfície”.






  

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe