Adalberto Arilha: O mediador para Divórcios
11:18:00Formado em Engenharia e Executivo em grandes multinacionais Adalberto Arilha decidiu enveredar por outros caminhos. Trabalhou com uma grande marca de moda até que decidiu fazer uma nova faculdade. Escolheu Direito: por pura vocação. E após formado conheceu a área que hoje atua e que, segundo ele, é onde se encontrou: a Mediação.
Para entender melhor o assunto marcamos um café onde Adalberto me explicou porque essa área se tornou tão importante no meio jurídico.
Segundo Adalberto, a Mediação é um método alternativo de resolução de conflitos. E por conflitos, entenda-se, divórcio, inventários, alimentos e visitas. Há também os litígios dentro do ambiente corporativo como dissolução de sociedades e os conflitos entre empresas diferentes.
- "Hoje em dia todos nós lidamos diariamente com conflitos. Acordamos, tomamos nosso café e daí pra frente os problemas diários aparecem. Sem perceber nós já adquirimos uma alta dose de tensão para conciliar nossas responsabilidades e deveres ao longo do dia.
Quando estão no conflito as pessoas não se entendem. Muitas vezes cada um só percebe as suas próprias necessidades e queixas."
Adalberto frisa que estamos lidando com emoções como mágoas, ressentimentos, raiva. E o papel do Mediador é fazer com que as pessoas entendam melhor esse conflito e tenham a oportunidade de desenhar suas vidas dali pra frente.
É aí que entra o Mediador. Adalberto disse que seu trabalho é baseado na técnica da Escuta Ativa. Ele ouve as partes e a partir daí procura mostrar a cada um as vantagens de um acordo construído por elas mesmas.
Adalberto conta que isso pode ser feito a qualquer momento, inclusive antes do início de um processo judicial. As partes se encontram com seus respectivos advogados e o Mediador e iniciam a Mediação. Havendo o entendimento o acordo é enviado ao Judiciário onde o Juiz apenas o homologa.
É importante entender que um processo pode se arrastar por anos, enquanto que, em alguns casos, algumas horas de Mediação podem acabar com o conflito. Além disso, no processo, o Juiz irá analisar friamente as defesas e acusações de cada parte. E a decisão final pode não agradar uma das partes ou até ambas.
Existe hoje um movimento mundial em torno da Mediação. No Brasil há milhões de processos parados na Justiça que poderiam ser rapidamente resolvidos se houvesse um acordo entre as partes.
Quando pergunto qual a principal influência que esta atividade teve na vida pessoal dele, Adalberto diz que:
- " Aprendi a ouvir o outro. A me colocar no lugar do outro e principalmente ser mais tolerante. Aprendi a lidar com emoções de forma mais natural".
Por isso, Adalberto especializou-se em Mediação para Divórcios. Hoje, estima-se que no Brasil 50% dos casamentos terminam em divórcio. E será um momento de grande sofrimento para pais e filhos, se não for bem apoiado e compreendido.
Quando ocorre um divórcio, o importante é perceber que a família não se desfaz, mas se transforma. Os pais continuarão a ser pais de seus filhos por toda a vida e continuam a ter responsabilidades para com eles.
Se todos percebem que a família não acabou, então é possível construir uma nova convivência. Este é o trabalho do Mediador Familiar.
Conquistar a confiança e demonstrar interesse verdadeiro é fundamental para que a Mediação seja bem sucedida. Para isso, Adalberto trabalha com uma equipe multidisciplinar que inclui, inclusive, uma Psicóloga. Afinal, trata-se, acima de tudo, de emoções.
Com tanta vivência na área, Adalberto decidiu criar o site www.divorciosuave.com que em breve estará no ar, onde abordará várias questões que com certeza auxiliarão os casais que estão em um processo litigioso ou que decidiram que irão se separar.
Se você quiser conhecer melhor o trabalho de mediação e buscar esse caminho para o seu conflito, entre em contato pelo:
contato@divorciosuave.com ou pelo telefone 11 9 9622.5490
0 comentários