O resgate do prazer de cozinhar
19:01:00
Artistas brasileiros e estrangeiros ganham fama compartilhando suas receitas. E anônimos ficaram famosos graças ao seu talento na cozinha. Esse movimento vai além da gastronomia. Eu vejo como um fenômeno social: de resgate à cultura alimentar. De trazer de volta o ato de preparar a refeição.
Muita gente nem sabia mais o que era um tomate de verdade. Imagina um tempero fresco! Abríamos latas, potes e caixas de congelados e, voilá! o jantar estava na mesa. Aliás, essa era pura peça de decoração pois cada um comia do seu jeito, no sofá da sala em frente a tv.
Graças a valorização da Gastronomia estamos voltando ao hábito de cozinhar. De preparar o alimento com carinho. De compartilhar a mesa com amigos ou familiares. E todo mundo tem acesso a isso. Blogs, Programas e livros estão ao alcance de todos. Cozinhar voltou a ser prazeroso. Arrumar a mesa, comprar utensílios e um bom vinho faz parte desse ritual.
Homens e mulheres estão se matriculando em cursos de alta gastronomia. As crianças acabam sendo estimuladas e há até concursos famosos para chefs mirins. Preparar uma refeição refinada já não é mais exclusividade dos grandes chefs de restaurantes estrelados. Qualquer um pode aprender!
Acho que esse foi o grande mote de um movimento que tomou conta da maioria dos lares. É possível sim ter uma alimentação mais saudável e o ato de cozinhar se tornou prazer e não obrigação.
Eu particularmente sempre gostei de cozinhar. Mais do que o prato em si eu curto muito preparar uma mesa bonita e servir minhas filhas com pratos "montados" de forma atraente. Minha sobrinha Natália tem uma coleção de fotos dos meus pratos porque ela adora comer em casa e ver o cuidado com o que eu preparo tudo.
Sentar à mesa agrega pessoas. É o momento de dar uma pausa em tudo e conversar com calma, trocar experiências. O alimento une, aquece, harmoniza.
Então, da próxima vez que for cozinhar pense no quanto esse alimento vai saciar a fome física e emocional das pessoas. E, bom apetite !
0 comentários