A fantástica arte de André Bessel

08:40:00



Conheci o André Bessel quando éramos bem jovens, solteiros e cheios de planos para nossas vidas. Trabalhamos juntos na mesma empresa em São Paulo e apesar de não sermos da mesma área sempre tivemos uma boa convivência. André é o típico publicitário. Extremamente criativo, articulado e talentoso. 
Foi Diretor de Criação na JW Thompson e na  Standard Ogilvy & Mather. 

Anos depois a vida me levou para o Rio de Janeiro e a dele para Joinville. Ele se casou com Marisa e teve duas filhas: a Clara e a Mariana. Graças às redes sociais nos reencontramos virtualmente há uns anos atrás e eu me surpreendi ao saber que ele também tinha uma carreira de sucesso como artista plástico. Mas como foi o início desse processo?



Andre Bessel explica:
- " Bom, como meu pai era desenhista e artista plástico dos bons, já havia um interesse pela coisa. Convivência com as artes e com a história das artes. Um dia, na década de 80 eu li uma poesia de Drummond (Congresso Internacional do Medo). Achei linda, aquilo ficou na minha cabeça e resolvi fazer um desenho tomando como base esta poesia.  Comecei o desenho em 1980 e terminei cinco anos depois. E foi aí que tudo começou de verdade. Meu estilo e minha determinação de fazer algo significativo no mundo das artes. Fui desenhando outras coisas até em 1986 fiz minha primeira exposição, em São Paulo. Daí em diante continuei a trabalhar em propaganda, sem tempo pra mais nada, minhas filhas nasceram e esqueci completamente os desenhos, até que em 2013, minha filha Claria me desafiou a fazer uma exposição aqui em Joinville. Depois disso não parei mais. Já fiz dez exposições até agora." 



 Cada exposição de André Bessel tem um tema e um sentido. Há uma explicação lógica. Um começo, meio e fim.
E cada exposição é uma tentativa de enxergar o desconhecido. Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Essas são as perguntas que suas obras tentam responder:



"Os Visionários", "Assim Caminha a Humanidade" e "As Portas da Percepção" são algumas das exposições  desse artista que usa a técnica de bico de pena em seus desenhos. André explica que tem desenhos que leva três horas para ficarem prontos. Outros muitos anos.





Ultimamente ele usa uma técnica mista para uma série que dedicou a personagens que foram  ícones em suas áreas.
A técnica consiste em pegar as texturas dos desenhos, criar nova forma no computador em uma espécie de colagem.
O resultado fica incrível como você pode ver nas fotos a seguir.



André Bessel vende suas obras para o Brasil inteiro. Basta acessar a galeria vitual, fazer o pagamento e aguardar que ele chegue até você de maneira 
rápida e segura. As telas são grandes e causam impacto em qualquer ambiente. Eu mesma já fiz reserva da do Michael Jackson do qual eu sou fã.

Mas não é só as telas que fazem sucesso. André como todo publicitário, tem um lado bem humorado que fica claro nas charges que ele cria sobre assuntos atuais.


Essa sobre o momento político que o país atravessa foi replicada milhares de vezes até por artistas e formadores de opinião.

Podemos esperar exposições em São Paulo em 2017?  André diz que sim. É um sonho fazer um trabalho aqui. Inclusive porque os muitos amigos e a família que continuam por aqui fazem uma grande pressão para que ele venha.



Quer conhecer um pouco mais sobre o artista e suas obras?  Acesse a página do facebook https://www.facebook.com/andrebessellarte/?fref=ts









You Might Also Like

0 comentários

Subscribe