Rock na Teia: a rádio que virou cerveja !
13:37:00O jundiaiense Glauco Chaves é bastante conhecido na cidade. Foi proprietário durante muitos anos, de uma loja de instrumentos musicais e sempre esteve ligado a música. Mais especificamente ao Rock.
E esse foi o motivo que o levou a criar, junto com amigos, a Rock na Teia Rádio Web, em 2014. Glauco conta que era um sonho ter um canal de música só para o rock. A rádio logo caiu na boca do povo. Ou melhor, nas teias da internet, e conseguiu agregar público de todas as idades e tribos para curtir a programação exclusiva de rock.
Mas como foi que a rádio virou cerveja? Glauco Chaves responde:
- Eu queria criar uma linha de produtos ligados à rádio e que servissem para fixar a marca. Mas não queria o de sempre: camisetas, bonés, etc. Queria algo que pudesse ser desejado pelas pessoas. Com qualidade e ousadia. Dentro do espírito da rádio."
Apreciador de cerveja Glauco acompanhou o surgimento das artesanais. Foi neste momento que ele começou a buscar um fabricante na região. E encontrou no empresário Marcel Gerbi Longo o parceiro ideal. Em poucos dias a Cervejaria Dortmund, de Serra Negra passou a produzir a primeira cerveja Rock na Teia, uma pilsen com o nome de Punk Rock Pilsen. Hoje já são 7 mil litros por mês e 6 rótulos: a Classic Rock IPA, Blues Stout, Rock and Roll Weiss, Hard Rock Witbier, Punk Rock Pilsen e Progressive Rock Red Ale.
Além de uma boa cerveja a Rock na Teia precisava de uma embalagem que a destacasse das demais. Glauco pediu ao amigo Adalberto Souza que desenvolvesse os rótulos. Adalberto é bastante conhecido como excelente ilustrador e caricaturista. Não foi difícil criar um rótulo forte e ligado ao rock: CAVEIRAS !!
Produto de qualidade e um rótulo marcante, era hora de partir pros pontos de venda. A ideia inicial era ter como ponto de venda a rede Supermercados BOA. Até isso se concretizar, Glauco levou algumas garrafas para lojas conceituadas na região, como a Franz Alimentos. E só ouviu elogios sobre o produto.
Foi o incentivo que precisava para percorrer bares e restaurantes. Mas houve preconceito ao rótulo. Muita gente não queria comercializar uma cerveja que tinha uma caveira no rótulo. Parece incrível, mas inclusive donos de bares voltados ao rock!
Foi um trabalho de formiga, batendo de porta em porta. Mas hoje a Rock na Teia está desde em hamburguerias, bares e restaurantes descolados e antenados, até nos redutos mais tradicionais da cidade como o Restaurante Spiandorello e o Travitália.
Glauco diz que: " Se a gente parar pra ouvir as críticas a gente não segue em frente."
E assim, depois da cerveja a Rock na Teia virou cachaça e pimenta. A cachaça vem de Minas e é envelhecida em barril de carvalho na Vinícola Castanho. As pimentas são produzidas na Fogo Mineiro. Em breve terá uma distribuidora de chopp em parceria com a Dortmund e um Beer Truck para participar de eventos dos mais diversos (corporativos, feiras gastronômicas, etc).
Além da rádio na web, Glauco Chaves utiliza as redes sociais para divulgação de sua marca. No Facebook a fan page da Rock na Teia tem mais de 420 mil seguidores e no Instagram 13,2k.
As cervejas chamam a atenção, pela qualidade, é claro. Mas também pelos rótulos. Ninguém resiste a tirar uma foto ou fazer uma selfie com as caveiras. E tem um segredo: se você se atentar para os rótulos irá perceber que cada caveira faz homenagem a um ídolo do rock.
Eu já imagino a marca Rock na Teia em muitos outros produtos. Alguém duvida que isso aconteça?
Pergunto ao Glauco o que ele ainda sonha em fazer. Não vou contar porque, depois desse papo que tive com ele, não tenho dúvida de que vai chegar lá e eu vou poder contar tudo aqui no meu blog!
Quer ouvir a rádio ou conhecer melhor a história das cervejas? Acessem
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