Dicas de Brechós em Jundiaí

13:00:00



 Há mais de duas décadas eu compro em brechós. Muito antes do conceito de "Moda Circular" se tornar pauta de discussão entre marcas e consumidores. A principal razão era o bolso, claro. Meu trabalho exigia estar presente em vários eventos. Ás vezes, três em uma semana. Não dava para repetir roupa e também não dava para eu comprar roupa nova toda semana.

Então eu sempre garimpava em bazares. Na época eram poucos os brechós. Mas eu sempre gostei de garimpar e comprar peças únicas e em ótimo estado que depois mandava para lavanderia.

Os anos passaram, o preconceito também afinal o movimento de sustentabilidade chegou ao consumo de roupas. Talvez você não saiba mas a indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta e produz uma grande quantidade de resíduo. Além de gasto de energia, água e produtos químicos utilizados na produção de fibras. Hoje temos excelentes brechós onde é possível comprar roupas descoladas a um preço super acessível.

Rata de brechós decidi dar umas dicas de alguns dos melhores em minha cidade. Claro que há muitos outros mas nesses eu compro com frequência. Vamos lá?


Ò do Brechó 


Pioneiro na cidade, o Ó do Brechó foi quem trouxe o conceito de Brechó Fashion para a cidade, fruto da vivência de sua proprietária, Neusa Picolo que morou na Europa muitos anos e trouxe de lá toda a expertise para criar o negócio. No Ó do Brechó há uma curadoria de marcas, lavagem e higienização das peças e um ambiente bonito e organizado. Lá você encontra grifes brasileiras e internacionais, acessórios, óculos, bolsas e perfumaria. Toda semana elas enviam fotos de looks para suas clientes e um detalhe que me chamou a atenção é que até as sacolas são recicladas. Sabe aquelas sacolas de lojas que você guarda em casa? Elas são doadas pelas clientes e depois usadas para embalar as compras. Isso mostra a preocupação com a sustentabilidade em todos os detalhes.

Ó do Brechó

Rua Clóvis de Sá e Benevides, 66 - Chácara Urbana

Aberto de segunda a sexta das 9h as 18h e aos  sábados, até as 12h com estacionamento próprio



Peça Rara



O Peça Rara é uma franquia que chegou à cidade há poucos meses e já é um sucesso. A marca criada em 2019 teve uma grande expansão quando se associou ao grupo SMZTO, do empresário José Carlos Semenzato e posteriormente com a atriz Debora Secco que estampa as campanhas da marca. Localizado em uma casa de dois andares, com amplos espaços, lá é possível encontrar moda feminina, infantil, calçados e bolsas. Tudo bem organizado e com tamanhos do P ao GG. O Peça Rara  e o único  que tem um espaço só para homens com camisetas, calças camisas e tênis de marcas.

Além disso eles tem um setor de captação de peças. Ou seja, as pessoas que desejam se desfazer de suas roupas em bom estado, pode se cadastrar e se tornar um fornecedor. As peças são avaliadas e do preço vendido, 50% é seu.

Peça Rara

Rua Barão de Teffé, 1.079 - Anhangabaú

Aberto de segunda a sexta das 10h as 19h, sábados das 10h às 15h, com estacionamento próprio



Brechó do Aprendizado Dom José Gaspar



Esse eu frequento há muitos anos. Desde que era dentro do Convento. Garimpei peças incríveis ao longo dos anos. Após a revitalização, foi criado um espaço próprio para o brechó com roupas masculinas, femininas e infantil. Diferente dos outros, aqui as peças são doadas por pessoas da comunidade e lojistas. Os preços são super baixos para que as pessoas com menor poder aquisitivo possam comprar.

O Aprendizado Dom José Gaspar é administrado pelas freiras da Congregação das Missionárias de Cristo. Toda a renda da loja e padaria é voltada para o projeto de assistência a crianças em situação de vulnerabilidade social. Com o intuito de oferecer às crianças e suas famílias, apoio para a melhoria da qualidade de vida através de recursos de atendimento básico, alimentar, social e promocional. Lá as crianças tem acesso a oficinas de arte, cultura, informática, jogos e brincadeiras.

Todo atendimento da loja e da padaria é feito por voluntárias. Então, comprando no brechó você está ajudando a manutenção deste projeto tão importante e de quebra levando peças incríveis pra casa. Aproveite e doe aquela roupa em bom estado que você não usa mais. Ou um brinquedo do seu filho. Eles serão úteis para outra pessoas. Quer ajudar ainda mais? vá na padaria que fica ao lado e leve um pão ou doce caseiro. São deliciosos.


Bazar Aprendizado Dom José Gaspar

Rua do Retiro, 390 - Vila Virgínia

Aberto de segunda a sexta das 08h às 16:30h com estacionamento próprio


Espero que você tenha curtido essas dicas e que passe a comprar em brechós. Assim você contribui para que as roupas circulem entre as pessoas e tenha uma vida útil mais longa para que não sejam descartadas no meio ambiente. Lembre-se, a roupa que você não usa mais poderá ser reaproveitada por outra pessoa. E você poderá ter sempre peças novas no guarda-roupa e montar looks descolados.




 

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe