A moda orgânica de Lucio Aureo

15:07:00



Quando minha amiga Maria Claudia Minervino me contou, em um evento, sobre o trabalho do Lucio Aureo eu de cara imaginei que ele deveria ser muito bom. Ela entende muito de moda pois foi dona de uma loja por muitos anos e, mesmo atuando em outras áreas, nunca deixou de comercializar roupas e atualmente possui um Brechó Fashion onde eu sempre compro roupas. 


Então eu falei: - Quero conhecer esse cara.

Marcamos um dia em seu atelier e eu me surpreendi. Não só pelas criações incríveis que ele faz. Mas também pela sua história de vida.



Lucio é autodidata. Nasceu e cresceu em uma grande família do interior do Ceará.  E, desde pequeno, desenhava em carvão modelos de roupas femininas observando as mulheres que passavam pela praça de sua cidade. Até que, em uma ida à Fortaleza, para acompanhar seu pai em uma consulta, ele se deparou com um anúncio no jornal.

Era sobre o Concurso Dragão Fashion: Novos Talentos da Moda. Para ser classificado, Lucio deveria preparar os croquis de seis modelos e enviá-los para análise do Concurso. E, para sua surpresa, ele foi selecionado entre os mais de 400 candidatos. A próxima etapa seria enviar um modelo pronto.


Na pequena cidade onde morava, não havia lojas de tecidos e acessórios para costura. Foi então que uma amiga que morava na Capital, sugeriu irem à uma fábrica de tecidos que descartava as sobras na calçada. E assim, com retalhos ele fez o vestido e depois de aprovado a mesma fábrica cedeu os tecidos para que ele terminasse a coleção.

Lucio não só ganhou o Concurso como também as próximas edições até chegar ao Novos Talentos Brasil. Aliás, o Concurso existe até hoje - DFB Brasil -  e tornou-se um dos maiores do país. E a partir daí ele não parou mais. 

Trabalhou para grandes indústrias têxteis, morou em diversos Estados do país e, em Fortaleza foi um um dos fundadores do primeiro Coletivo de Moda do Brasil, que reunia nove estilistas. Foi uma época extremamente criativa e efervescente.

E quando nem se falava em sustentabilidade, Lucio já tinha essa preocupação em criar uma moda limpa, sem desperdício e com menor impacto possível ao meio ambiente. Em suas criações, nem as sobras de tecidos ou materiais são descartados. Eles são transformados em brincos, colares e complementos para seus modelos.



Até o tingimento dos tecidos, ele mesmo que faz. Afinal, cresceu vendo sua avó usar sementes como corantes naturais. Esse conhecimento sobre os tons do urucum, açafrão da terra, aroeira e outras sementes, são utilizadas em diversas criações em tie-die. 

Todo modelo criado por ele é único, exclusivo. E você pode ver a riqueza das tramas e bordados, a aplicação de pedraria e a preocupação que a peça ressalte e valorize o corpo feminino. Lucio cria para todos os tamanhos. E, além de roupas para eventos e festas, ele também cria vestidos de noiva. 



A moda de Lucio é orgânica, totalmente artesanal e causa impacto pela riqueza de detalhes. Outro diferencial é que ele acredita e pratica a moda circular. Por isso também faz a transformação da mesma roupa para que a cliente use em outras ocasiões. Por exemplo, um vestido para um casamento pode receber uma nova versão para eventos mais informais.  



Morando há dois anos em Jundiaí, Lucio tem vários projetos em planejamento. Um deles voltado para o trabalho social. Assunto que sempre permeou a vida dele e inclusive foi destaque no Programa de Fatima Bernardes quando ele criou um desfile com roupas feitas com a colaboração de mulheres nordestinas e as modelos eram as jovens do interior que tinham o sonho de estar na Passarela.

Eu não entendo de moda. Mas sempre apreciei arte e para mim, o Lucio é um artista que usa a moda para transmitir seu modo de pensar uma sociedade sustentável e com oportunidades para todos. 

Conheça mais sobre o estilista, marque uma hora e tenha uma criação exclusiva!

https://www.instagram.com/lucioaureoatelier/






You Might Also Like

0 comentários

Subscribe