#sambaderaiz #rodacarioca #mocaprosa #riodejaneiro #feijoada #mulheresnosamba
Jack Rocha: o samba feminino pede passagem!
Filha de músico e violonista, a carioca Jack Rocha tem a música no DNA e desde pequena mostrava seu talento cantarolando pela casa. Aos doze anos participou do primeiro concurso de música de sua escola, e foi a vencedora.
Alguns anos depois montou seu primeiro grupo de MPB/Samba, em Maricá, acompanhada de músicos locais e começou a se apresentar em barzinhos.
Em 2012 teve sua grande primeira experiência em um grande palco: abriu o show do Seu Jorge! Daà por diante o Samba entrou definitivamente em sua vida!
Não demorou para ser convidada a ser intérprete para um projeto só de mulheres o "Samba das Mulheres" e a se apresentar em rodas de samba do Rio, ambiente dominado pelos homens. E, é claro, que houve muito preconceito para ser aceita. Compositora, Jack Rocha se uniu ao músico Ruy Pereira e ao compositor Cláudio Alcântara para gravar o seu primeiro CD que mistura rock, mpb e samba.
Hoje Jack Rocha faz parte de outro grupo, também composto por mulheres, o Moça Prosa e ganhou grande destaque na mÃdia se apresentando em programas de tv da Globo e GNT conquistando o respeito e a admiração da velha guarda do samba.
(Jack e Márcio Ferrazzo)
Jack Rocha é uma grande intérprete e já fez incrÃveis homenagens aos mestres do Samba. Aqui em Jundiaà ela veio especialmente para se apresentar no projeto "Roda Carioca" idealizado pelo produtor cultural Márcio Ferrazzo, jundiaiense que morou por muitos anos no Rio e apaixonado pelo samba de raiz.
Trazer um projeto carioca para o interior de São Paulo foi, no mÃnimo, arriscado.
Mas o Márcio é daqueles que acreditam que música boa é bem aceita em qualquer lugar.
Jack encantou a todos com sua voz potente e sua simpatia. Em nossa conversa ele me fez entender a importância de fazer parte de um grupo de samba composto apenas por mulheres:
- "É uma forma de Resistência. Queremos mostrar o poder e a força da mulher. Em nosso repertório não cabe músicas de teor machista e preconceituoso. Queremos provar que o Samba sempre teve a força da mulher como pano de fundo com grandes intérpretes e compositoras.
(foto: Du Melo)
Jack Rocha é uma das cantoras mais ativas da cena do Rio de Janeiro. E sempre levando a mensagem das mulheres do samba, da igualdade e da diversidade brasileira. Sua forte presença e talento podem ser vistos no "Largo São Francisco da Prainha", Rua do Ouvidor, Tijuca e outros inúmeros locais onde o samba floresce.
Poderosa essa mulher! E que voz!
Você pode conhecer melhor essa cantora incrÃvel, acessando as redes sociais dela:
https://www.instagram.com/jackrochaoficial/