A arte de fazer pães de Jefferson Carvalho!
12:49:00A cidade acaba de ganhar uma nova padaria. Mas não é uma padaria qualquer. É uma padaria artesanal, que produz apenas duas fornadas por semana e os pães são disputadíssimos.
Mas antes de falar da estrela principal, o pão, vou te contar como tudo isso aconteceu.
Jefferson Carvalho é agrônomo e durante muitos anos trabalhou em um banco na área de investimentos para agricultura.
Seu avô Zito era padeiro, e não demorou para que Jefferson seguisse os seus passos. Sua esposa teve grande importância na sua nova carreira. Beth Mello tem diabetes do tipo 1 e sempre que comia pães comuns tinha picos de glicemia. Preocupado com a saúde da sua mulher e com a falta de pães integrais no mercado, Jefferson decidiu mergulhar de cabeça na nova empreitada.
E assim nasceu a Balão Galinha ! Mas, porque esse nome?
Jefferson conta que queria um nome irreverente e inusitado para o seu negócio. Balão Galinha é o nome de uma brincadeira que ele e seus primos faziam na infância. E pão tem a ver com as memórias de uma criança.
Escolhido o nome era hora de abrir o ponto e testar receitas. E em uma rua estreita ao lado de casas antigas no bairro Vila Municipal ele encontrou o espaço ideal.
O segredo do sucesso dos pães do Jefferson é tão simples mas escasso na vida moderna: o tempo.
Isso é necessário pois as massas tem uma fermentação natural e precisam de pelo menos 24h de descanso para crescerem.
Outro diferencial da Balão Galinha é o forno de pedra, que faz toda a diferença na casca e no aroma do pão.
Jefferson adora testar novas receitas e para isso conta com bons parceiros. Ele se esforça ao máximo para comprar de produtores locais e que não utilizem produtos químicos em sua composição.
E assim surgem pães recheados como o de queijo canastra com melaço de cana, chocolate branco com cranberry e o de manjericão com doce de leite. Há também o de gorgonzola com cebola roxa e o de tomate cereja confitado no azeite com alho, alecrim e orégano.
Claro que há o italiano tradicional e o integral que é feito com trigo moído em pedra.
Todas essas delícias tem que ser encomendadas. Para isso, Jefferson envia pelo whatsapp o cardápio das fornadas e as pessoas reservam seus pães que serão retirados nos dias agendados.
Você tem que experimentar os pães da Balão Galinha e conhecer de perto esse cara simpático, falante e que trata os pães com tanto carinho que até a embalagem é especial: papel, barbante e um marca-página. Simples como antigamente. Simples como nossas memórias de crianças e inesquecíveis quando você prová-los.
Garanta o seu pão na próxima fornada pelo: (11) 99626.4013 ou conheça mais nas páginas do Facebook e Instagram.
https://www.facebook.com/balaogalinha/
2 comentários
Hummmmm, que delícia !
ResponderExcluirSan, onde fica o Balão Galinha ?
Oi San ! Que bom que gostou da matéria. Os pães do Jefferson são realmente incríveis. A padaria fica na segunda rua à direita de quem vem pela Rua dos Bandeirantes, pelo Sesão, no sentido centro.
Excluir