Na fotografia, o olhar de Eliana Garcia
04:37:00Eu tive contato com a arte de Eliana Garcia Carettoni quando fui ao evento de uma tradicional loja de móveis e decoração de Jundiaí. Me lembro da sensação que tive quando vi aquela foto enorme das areias de uma duna banhadas pelo sol. Chamou a atenção o fato de não ser uma imagem inteira - de uma paisagem - mas simplesmente uma parte capturada pelas lentes da artista.
Lá mesmo me apresentei e conversamos rapidamente. Eliana é uma mulher marcante. De sorriso fácil, bonita e elegante, foi de uma simpatia enorme quando eu disse que gostaria de entrevistá-la para o blog.
Marcamos nosso bate papo em uma das casas do empreendimento que seu marido construiu na cidade e que tem várias obras suas. Foi impactante dar de cara com uma das paredes da sala de estar, de pé direito altíssimo, com as fotos dos detalhes de um tronco de árvore formando um painel.
Mas vamos entender como tudo começou. Eliana Garcia é estilista, durante 25 anos trabalhou para grandes marcas e acompanhou o mundo frenético das passarelas das mais importantes grifes. O trabalho exigia muito e as viagens eram constantes. Até que chegou um momento que, com filho adolescente, e o marido mergulhado em um novo projeto fez a escolha de sair da área e fazer um verdadeiro "detox" na carreira. Teve mais tempo para a família, descobriu os prazeres da cozinha, mudou para Jundiaí e a vida ia tranquila.
A fotografia já fazia parte da sua vida por causa do trabalho com a moda. Mas foi quando ela e o marido compraram uma propriedade em Miami, que Eliana criou coragem para decorar a casa com suas fotografias.
Para sua surpresa, os arquitetos e decoradores americanos gostaram tanto de seu trabalho que começaram a fazer encomendas.
A partir daí ela fez diversos cursos: História da Fotografia, História da Arquitetura, entre outros. Passou, de uma maquina semi profissional a uma Cannon profissional. Como o casal viaja muito para o exterior, Eliana já criou uma rotina. Nos primeiros dias fotografa e nos últimos dias deixa a sua máquina no Hotel para poder curtir o final da viagem.
A natureza sempre foi o principal tema mas ela também fotografa cenas de pessoas em vários momentos do cotidiano, sempre com efeitos, sem aparecer os rostos. Em algumas obras há também o abstrato que ela faz com intervenção digital.
Quando pergunto por que suas obras são sempre grandes, ela dá uma gargalhada e diz:
- Essa é a forma como eu enxergo. Eu sempre imagino o que eu fotografo em um tamanho maior. Mas eu também faço telas menores. Sempre de acordo com o que o cliente me pede.
Hoje as obras de Eliana Garcia são muito solicitadas por arquitetos e design de interiores. E ela faz questão de discutir com eles todos os detalhes da decoração e entender o perfil do morador para poder personalizar a sua criação.
Eliana faz questão de dizer que toda obra tem um certificado de autenticidade e vai acompanhada de uma descrição da foto. Portanto são únicas e feitas, principalmente, com muito carinho.
Eliana é muito criativa, tem bom gosto e está sempre em busca de novos materiais para compor suas obras. Percebe-se a paixão que ela tem pelo seu trabalho e o quanto ela pretende expandir suas criações.
- "A fotografia hoje é muito valorizada. Em parte pelo fato de ser mais acessível. Você pode até gostar de um renomado artista plástico. Mas pode não ter condições de ter uma obra dele em sua casa. A fotografia está a alcance de todos."
Por isso, o próximo passo será uma exposição. Eliana quer que sua arte seja acessível ao público. E, futuramente, quem sabe, realizar o sonho de abrir uma Galeria de Arte para que ela e outros artistas possam exibir suas obras.
Depois dessa conversa, não tenho dúvida de que ela chegará lá!
Quer conhecer um pouco mais a arte de Eliana Garcia? Entre em contato:
egarciaphotoart@gmail.com
http://egarciaphotoart.webnode.com/
0 comentários