Os melhores amigos

19:18:00



Quando o Joca, nosso cão vira-lata ficou gravemente doente e teve que ser sacrificado eu não sabia o que dizer às minhas filhas quando elas voltassem da Escola.  Nós morávamos em uma chácara e o Joca sempre escapava pelos buracos do alambrado e saía em disparada só retornando horas mais tarde.  Foi daí que inventei a história:
- Sabe aquele circo que chegou na cidade ? Pois é, o dono veio aqui pedir permissão para levar o Joca com eles.  Ele é um cachorro muito inteligente e fará muito sucesso nas apresentações! Vai ficar famoso e conhecer o mundo!
Elas acreditaram por anos nessa história e assim ficou mais leve suportar a perda dele.  



                                                Marília & Bento 

Minhas filhas sempre tiveram animais.  Pra Marina a mais velha,  compramos o Thor : um pastor alemão grande e forte mas que era dócil demais e não foi o cão de guarda que esperávamos mas foi o amigo amoroso e fiel até sua morte. Para a Caroline compramos  a Thirra uma pastora belga que era brava e caçava os gansos do vizinho.  Também tivemos o Pupy: um poodle branco que era mais inteligente que todos os cães juntos.    E, quando tive a minha terceira filha, depois de muito relutar em ter um cão em um apartamento tive a sorte de ganhar o Tonico:  um yorkshire !



                                              Katia & Cloé Maria

Quem nunca teve um animal ? Um cão, um hamster, uma tartaruga, uma ave ou gato ? Se você nunca teve não sabe o que é.  É como ter filhos!  Você cuida, alimenta, leva no médico, brinca e educa.
E eles passam a fazer parte da sua infância, da sua história, da sua vida.  

O mercado voltado para os Pets cresceu, se atualizou e criou produtos antes inimagináveis.
O Grupo Pet Center inaugurou recentemente uma unidade em São Paulo de 1.300 metros com 10 mil itens a venda. Lá há provador de roupinhas para mascotes e o dia de noiva ou noivo para os animais que vão acompanhar seus donos a festas de casamento.


                                           Marco & Teddy

A Medicina Veterinária também evoluiu e hoje é possível salvar animais utilizando as melhores tecnologias.  Há clínicas especializadas em oncologia, próteses e cadeiras de roda para os animais que nasceram ou perderam suas patas e até tratamentos alternativos (acupuntura e florais).

Há toda uma indústria voltada para esse grande mercado que não para de crescer. 





                                            Karina & Gucci

A Urban Pet por exemplo produz comedouros e brinquedos para gatos e cães de pequeno e médio porte com design diferenciado como por exemplo uma caminha em forma de oca. 
Jóias, Spas e Comida Vegetaria e até Vegana são itens que você nem imaginava encontrar anos atrás.


                           Rafael e Claudia & Mary Jane e Suki

Com as redes sociais as pessoas puderam compartilhar fotos, filmes e memes com animais.  E hoje todo dono que se preze e ama seu bichinho posta foto e até cria páginas específicas para eles.
Campanhas contra o abandono e maus tratos a animais também utilizam essas ferramentas para atrair o maior número possível de pessoas e desta forma conscientizar sobre a responsabilidade civil que temos para com os animais que escolhemos cuidar.


                                               Julia e Tonico

Por sorte temos muitas entidades voltadas para acolher, cuidar e encaminhar para adoção os cães e gatos abandonados pelas ruas de nossas cidades.
Aqui em Jundiaí temos a UIPA - União Protetora dos Animais - http://www.uipa.com.br/ - que conta com a ajuda de doações para atender os animais recolhidos.

Os animais também são utilizados em atividades terapêuticas com humanos como por exemplo o uso de cavalos para crianças portadoras de doenças neurológicas, o de cães em hospitais e asilos como forma de estimular a afetividade em idosos e alegrar as crianças internadas. E em outros inúmeros casos.



                                     Caroline, Marina & Tonico

Cães farejadores são utilizados pela Polícia para descobrir drogas e pelos Bombeiros em catástrofes naturais procurando sobreviventes em terremotos. 

São verdadeiros heróis, são verdadeiros amigos.

Para ilustrar essa matéria convidei alguns amigos que amam seus animais e defendem sua causa.  Fica aqui a minha homenagem aos animais da minha infância:  o hamster Rodolfo, o Gato Kito e o cão pequinês Rex.

Para minhas filhas Marina, Caroline e Julia que elas possam transmitir a seus filhos todo o amor e carinho que nossa família sempre teve com os animais.




You Might Also Like

3 comentários

  1. Olá tia, estou adorando seu blog =)
    Continue postando !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor ! Que bom que você gostou ! A opinião de um Veterinário é muito importante ! bjos da Tia !

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Subscribe