CrossFit: Uma Nova Relação Com O Corpo !

19:28:00



Eu já conhecia o Felipe Bonelli quando ele abriu o seu primeiro estúdio, na Rua Senador Fonseca, em Jundiaí.   O que chamou atenção nele desde o começo foi a sua preocupação em mostrar que atividade física independe de idade.

Na época ele já era muito procurado por ter um trabalho diferenciado quase de um personal onde cada cliente era avaliado e acompanhado em exercícios preparados especialmente para ele. 



Formado em Educação Física com especialização em Fisiologia do Exercício, esse jundiaiense de 30 anos, conta que começou a trabalhar como a maioria dos formandos da área: dando aulas em academia.  

Meses antes de  abrir seu próprio espaço, ele conheceu o CrossFit que veio se juntar ao que ele já pensava com relação a atividade física.  Felipe Bonelli explica que o ser humano tem 10 capacidades físicas.  Nas academias tradicionais você acaba trabalhando três ou quatro delas. No Crossfit você trabalha todas as capacidades de seu corpo.  Isso resulta em um melhor condicionamento para as atividades simples do seu dia a dia como tirar as compras de supermercado de seu carro, jogar aquele futebol semanal, pegar seu filho no colo ou sentir uma melhor disposição em sua corrida. 



Felipe resolveu ser um filiado da modalidade.  Para isso investiu mais de 3 mil dólares em um curso que o capacitou a trabalhar com a modalidade que no Brasil tem 60% de homens em suas aulas. 

E por que o CrossFit vem atraindo cada vez mais as mulheres ? 
É só observar os corpos das que treinam pra entender.  Elas ganham glúteos e pernas definidas. O corpo fica seco (sem gorduras) e bem definido.

Já nos homens, ao contrário de corpos bombados e artificiais,  eles adquirem uma definição mais atlética.  São corpos bonitos, com aparência saudável e forte.


                                           Márcio Pincinato

Márcio Pincinato, de 35 anos, treina CrossFit há um ano e meio e me contou que antes fazia musculação.  Ele era forte mas não conseguia correr 100 metros.  Com o CrossFit ele perdeu 10 kg, mudou sua alimentação e hoje se sente muito mais disposto.  Seu corpo ficou mais bonito e quem diz isso é sua namorada que o acha mais belo agora do que antes quando praticava somente a musculação.


                                                 Karina Maciel

Minha amiga Karina Maciel, de 34 anos,  é outro exemplo.  Como nunca gostou das academias tradicionais e de musculação ela procurava uma atividade que pudesse dar um bom condicionamento físico.  Foi quando começou a fazer Tecido Acrobático.  Mas ela queria outra atividade que complementasse e aí conheceu o CrossFit e nunca mais largou. Há quase 2 anos Karina treina no Box do Felipe Bonelli mas os resultados vieram já nos primeiros dois meses quando ela perdeu 6% de gordura sem fazer dieta.  Depois veio a transformação no corpo que é visível e a melhora na disposição, no sono e a mudança na alimentação.



O ambiente do CrossFit é muito diferente de uma academia normal.  Aliás, já vem da própria estética da modalidade que começou em uma garagem.  Por isso lá as pessoas não se preocupam com a roupa de moda fitness.  Você vai do jeito que quiser porque as atividades serão feitas no chão, levantando peso, em argolas, bolas e acrobacias na parece (plantar bananeira). 
Também não há espelhos ou aparelhos sofisticados.   O espaço é amplo e democrático para que todos possam interagir.  



A idéia do CrossFit é usar o seu corpo para se exercitar e não usar uma máquina para exercitar o seu corpo.  Por isso eles usam elementos como bolas, pesos, argolas, elásticos, remos, etc.  Saltos, agachamentos e postura são trabalhados desde o início para que o aluno adquira maior flexibilidade. E cada um tem seu programa adaptado ao seu condicionamento.

A concepção do CrossFit é trabalhar com exercícios em alta intensidade. As aulas são mais curtas justamente por isso:  o esforço será maior.
Mas não pense que você vai começar a fazer exercícios de alta intensidade logo de cara.  Só após o quinto dia é que o aluno iniciante entra na turma e nos três primeiros meses sem levantar cargas pesadas.  Aos poucos e gradativamente ele vai adquirindo flexibilidade e quantidade de musculatura suficientes para aí então começar os exercícios mais pesados.

Há muitos mitos sobre essa modalidade.  Uma delas é a de que há um grande número de lesões nos praticantes.  Felipe Bonelli me explica que há uma preocupação em orientar o aluno a sempre corrigir a postura e em nunca ir além de sua capacidade. O esforço é gradativo e sempre sob orientação de seus coachings . Lá há 2 professores por turma.  

Gastão Suave

Outro mito é o de que é uma modalidade para jovens e fortes.  Derrubado por terra quando vimos o Sr. Gastão Suave, de 61 anos,  que treina no MUVe.   Ou seja:  a técnica consiste em não ter uma técnica fechada. Cada aluno tem o treinamento adequado às suas particularidades.  Gordo, magro, alto, baixo, não importa.  


                                                  Daniela Silva

Daniela Silva é um exemplo disso:  há pouco mais de um ano ela treina CrossFit. Perdeu 42 kilos com o treino aliado a uma alimentação equilibrada,  e hoje exibe orgulhosa o belo corpo que conquistou e a qualidade de vida que ganhou.

E eu, que nunca fui de frequentar academia por várias razões principalmente o fato de acreditar que é um ambiente artificial onde as pessoas valorizam mais a estética do que a saúde, reconheço que me sinto tentada a experimentar essa modalidade.

Se você também ficou curioso e quer conhecer melhor o trabalho do Felipe Bonelli entre no site http://www.muvecrossfit.com.br/ ou vá até o MUVe

MUVe - Rua Evangelista Mirandola, 02 - Vianelo - Jundiaí - (11) 4586.0121







You Might Also Like

0 comentários

Subscribe