Teresa Staeheli: a Executiva que virou Produtora de Ervas Orgânicas

20:54:00


Conheci a Maria Teresa Staeheli quando trabalhava em uma emissora de  tv e ela em uma Agência de Publicidade aqui de Jundiaí. Nossa relação sempre foi profissional e eu a atendi depois, quando ela assumiu a Gerência de Marketing de um shopping da cidade.

Como o tempo a Teresa passou a ser aquela cliente que a gente adora atender: muito comprometida com seu trabalho, inteligente e simpática. Foram anos falando de campanhas do Dia dos Pais, Namorados, Mães e Natal. Foram centenas de horas em reuniões.

Então fiquei surpresa quando soube da decisão dela de sair da área e iniciar um novo projeto. Mais ainda quando soube que se tratava de cultivo de ervas orgânicas. Achei muito corajoso e resolvi convidá-la para um bate papo para saber melhor sobre o que moveu essa grande mudança em sua vida.



- Eu ganhava um alto salário, tinha um bom cargo, morava em Jundiaí mas trabalhava em São Paulo. Queria ficar mais perto do meu marido e do filho que estava pra nascer. Acho que esse foi o início desse longo processo de retornar às origens e ter uma melhor qualidade de vida.

O pai de Teresa tem uma terra no bairro do Medeiros que toda a família aproveitou. Mas com os filhos crescidos, cada um seguiu sua carreira. Com isso a especulação imobiliária logo viu na enorme área, uma oportunidade para um novo condomínio e as ofertas foram muitas.





Quando deixou a Gerência de Marketing do Shopping, Teresa viu ali a oportunidade de fazer algo naquelas terras e assim preservá-las. Foi quando seu marido propôs morarem lá. Osimar Giuntini  é veterinário e sempre conviveu com cavalos e o campo. 

A experiência no meio corporativo deu a expertise necessária para ela iniciar o projeto de cultivo de ervas orgânicas. Teresa contratou a assessoria de Dercílio Pupim, uma referência na área e proprietário da FAMÍLIA ORGÂNICA. Cujo pioneirismo se tornou no que hoje chamamos de movimento orgânico de cultivo.

Dercílio deu toda orientação necessária para que Teresa começasse a sua horta. Parece simples. Mas não é bem assim. Para produzir alimentos orgânicos a terra deve ser preparada com composto e forração do solo. Ao contrário da agricultura tradicional que "retira" os nutrientes do solo, na Orgânica o solo é enriquecido para que o plantio ocorra de forma mais natural possível. É respeitado o tempo de cada erva ou legume. 



Além disso, ela participa constantemente de projetos como o do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - que promove encontros em propriedades rurais com o objetivo de promover o debate e a troca de conhecimento entre agricultores.

Tendo essa base, Teresa iniciou seus canteiros que hoje são motivo de orgulho para ela e sua família. 
O Sítio do Moinho produz hoje mais de 30 tipos de ervas entre aromáticas e medicinais. Algumas que ninguém da região tem,  como as ervas de Provence que é uma combinação de 8 tipos de ervas.



De olho em um mercado que cresce a cada ano, Teresa enxergou nas ervas potencial para atender restaurantes, lojas especializadas, profissionais de terapia alternativa e famílias que buscam se alimentar com produtos livre de agrotóxicos.

E, hoje ela fornece ervas colhidas no dia, para a Mundo Verde de Jundiaí, a Vila Orgânica, no bairro da Malota, o Empório do Produtor na estrada para Itú, além de Chefs e donas de casa.



Para consumo próprio, Teresa cultiva legumes e folhas e é ela mesma que diz:
- Quando você começa a entender a diferença entre um produto com agrotóxico, do orgânico,  você não quer mais consumir outra coisa. Você passa a enxergar o mundo de uma outra maneira. Mas principalmente você entende que é o que comemos que nos mantém saudáveis ou doentes. 

E assim, do sítio antes improdutivo, Teresa encontrou um novo estilo de viver e ganhar o seu sustento.
Quando pergunto se valeu a pena largar o mundo corporativo para ter uma vida no campo ela responde:
- Meu filho foi o maior estímulo para essa grande virada na minha vida. Eu quero passar para ele uma nova mensagem: de amor à terra e às nossas origens. E quando vejo o João devorando um prato de salada ou me acompanhando nas plantações sinto que valeu cada segundo. 

Quer receber ervas fresquinhas em casa ou conhecer as plantações do Sítio do Moinho, entre em contato com a Teresa:

https://www.facebook.com/mariateresa.staeheli?fref=ts ou whatsapp: 11 9 99464972












You Might Also Like

0 comentários

Subscribe