#galeriadearte#teatropolytheama#leodolfini#aquarelas#oléosobretela#exposiçãoemjundiaÃ#ilustrador#obradearte#traçoserabiscos#incentivoacultura
Leo Dolfini expõe suas obras em JundiaÃ
A convite do Diretor ArtÃstico do Teatro Polytheama, Wagner Nacarato, fui a vernissage do artista Leonardo Dolfini, ou, Leo, como ele prefere ser chamado.
(Wagner Nacarato)
A exposição é belÃssima, passa por várias fases do artista. E, na verdade, são estudos que ele foi fazendo ao longo dos anos. Cercado pelos muitos convidados, consegui bater um papo rápido com ele para entender como tudo começou.
Leonardo Dolfini é ilustrador e sempre trabalhou como free lancer para grandes agências de publicidade como a F/Nazca, W/Mccann, JWT entre outras.
Mas havia uma inquietação. Leo diz que queria aperfeiçoar seus traços, e sua referência era a embalagem do Leite Condensado da Nestlé!!! Era de uma simplicidade única, de uma pureza de formas e traços.
Leo então aproveitou umas férias e se matriculou em um curso de desenho artÃstico na Filadelfia, EUA. A ideia era melhorar como ilustrador. E aà ele começou a entender que, não bastava ter talento. Era preciso ter técnica. E isso eles ensinaram, em cursos de anatomia e nas mais de oito horas diárias em aulas práticas.
De volta ao Brasil, Leo começou a sua produção. A primeira fase, belÃssima por sinal, é a de corpos femininos. Ele explica que por ter uma anatomia de curvas e detalhes, o corpo feminino exige muito mais do artista.
Mas há outras séries como as aquarelas, as negras africanas e os de temática espiritualistas como os xamãs e o enorme Buda logo na entrada da exposição.
São mais de 50 obras entre aquarelas, carvão e óleo sobre tela.
Você pode conferir a exposição "Entre Traços e Rabiscos" até o dia 23 de julho, na Galeria Fernanda Milani, que fica anexo ao Teatro Polytheama. Aliás, se você ainda não conhece a Galeria nem o Teatro, vale a pena conhecer.
O Teatro Polytheama é um dos mais antigos do Brasil, foi inaugurado em 1911 e possui uma arquitetura única. Por muitos anos ele ficou fechado para reforma mas valeu a pena. Hoje ele abriga peças teatrais, apresentação de musica e dança e é uma unanimidade entre os artistas que lá se apresentam. Todos elogiam sua acústica e estrutura.
Já a Galeria Fernanda Milani é uma jóia que durante anos ficou esquecida. Quando exerceu o cargo de Diretor de ArtÃstico, há muitos anos atrás, Wagner Nacarato percebeu que havia um espaço que servia como depósito de móveis e objetos do Teatro. Com suas vigas de concreto e extensas paredes poderia ser o local ideal para abrigar uma Galeria de Arte. E por sua iniciativa o local foi limpo, os entulhos retirados e em seu lugar surgiu a Galeria Fernanda Milani. Em homenagem à grande educadora e artista plástica jundiaiense que foi um dos principais expoentes do ensino das artes no Brasil.
Aproveite as férias e vá conhecer as obras de Leo Dolfini. Muitas inclusive já foram vendidas no dia da vernissage mas ficam até o final da exposição.
Confira os horários de funcionamento:
De terça a sexta, das 09h as 17h
Sábado das 09h as 13h
Rua Barão de JundiaÃ, 176 - Centro - Jundiaà - SP