#culináriajudaica#matzá#mussaká#gastronomia#cozinhasefaradi#israel#sãopaulo#bomretiro
Delishop: Culinária Judaica Contemporãnea em São Paulo
Dias atrás, voltando da praia, paramos em São Paulo para almoçar. Fomos para a região do Bom Retiro. Além dos bolivianos e, mais recentemente os coreanos, o bairro continua sendo o que mais concentra a colônia judaica na cidade.
Daí o meu interesse em experimentar a comida de um dos mais famosos: o Delishop Restaurante. O local é simples, com poucas mesas. Mas é reconhecido pela crítica especializada por executar pratos da cozinha judaica tradicional e contemporãnea. Todos preparados pelo Chef Nir Baruch.
Nir é filho do Sr. Adi e da Sra. Shoshana, que vieram de Israel para o Brasil com o sonho de montar seu próprio negócio. Em 1991, eles abriram uma delicatessen com doces típicos e alguns pratos. O sucesso foi tamanho que naturalmente precisou de um espaço maior e se tornou um restaurante.
Dona Shoshana era especialista na cozinha sefaradi (norte da África e Mediterrãneo) e Dona Mania, que foi trabalhar com o casal, na cozinha ashkenazi. Essa parceria resultou em pratos aclamados pela comunidade judaica.
Fomos recebidos pelo próprio Sr. Adi que sempre oferece (como cortesia) uma deliciosa salada de repolho a seus clientes.
Escolhemos os pratos. O meu foi um Spondra com Vareniks: costela bovina cozida acompanhada de ravioli de batata com cebola frita.
Achei muito gostoso mas já estava curiosa para experimentar a famosa sobremesa. O pudim Cream Caramel que foi considerada uma das melhores sobremesas da cidade. A receita, que não leva leite condensado é um segredo da família e é realmente maravilhoso: leve e cremoso. Um espetáculo.
Mas o Delishop oferece muitas outras opções como risotos, saladas, frango. Pratos como o Guefilt Fish (bolinho de peixe com farinha de Matzá); Kabab; Mussaká e Tchulent - a tradicional feijoada judaica - entre outros.
Então fica aí a minha dica. Em sua próxima visita a São Paulo vá conhecer esse restaurante e compartilhe como eu de uma experiência única e enriquecedora. Conhecer a culinária de outro país é como viajar pela história. É cultura !
Veja o endereço e o cardápio completo no link abaixo: