#gaita#blues#pub#guitarra#musicaboa#yellowpubmarine#bourbonstreet#sesc#chicago#bandasdeblues
Márcio Maresia: 25 anos dedicados ao Blues!
Viver de música é muito difÃcil. Viver de blues em uma cidade do interior é quase surreal, mas não impossÃvel.
E foi isso que me motivou a conhecer melhor a história do instrumentista Márcio Maresia. Um músico admirado e respeitado no cenário artÃstico do blues.
Nascido e criado em JundiaÃ, casado e pai de 2 filhos, Márcio Maresia completa este ano 25 anos de carreira. É sem dúvida algo a ser comemorado. Mais ainda quando o instrumento que ele toca é a gaita. Mas, por quê gaita?
Márcio conta que desde pequeno gostava do som deste instrumento e o que era apenas uma curiosidade de criança tornou-se uma paixão graças à sua mãe que achou uma pequena gaita no almoxarifado da empresa que trabalhava e a deu de presente ao garoto. Na década de 50 era muito comum apresentações de grupos de gaitistas. Mas eram executadas músicas brasileiras. O blues se popularizou em Chicago, e daÃ, para o mundo. No Brasil o blues possui a mÃtica de ser uma música elitista.Talvez pelo fato de ser o tipo de som que nunca é executado em rádios e portanto não ser acessÃvel ao grande público.
Marcio Maresia é a prova de que música boa independe de estilo.
Mas vamos conhecer um pouco mais da história desse artista:
Sua primeira apresentação como gaitista foi com a banda jundiaiense Trio em Transe cujo repertório, além de músicas próprias, era composto basicamente por MPB. Com o sucesso dessa apresentação ele a banda criaram um outro formato onde o blues era a estrela principal. Eram duas bandas em uma! Dessa ideia original surgiu o projeto Marcio Maresia & the Blues Makers com exibições em algumas casas noturnas da cidade.
De lá para cá foram anos estudando e adquirindo gaitas. Hoje ele possui mais de 200 gaitas e dezenas de microfones especiais, participou e ganhou vários Festivais de Jazz e Blues e chamou atenção de nomes internacionais como o norte americano JJ Jackson que estudou com Jimi Hendrix e já dividiu o palco com monstros sagrados como B.B. King e Lightinin Hopk.
Morando no Brasil há muitos anos, JJ Jackson convidou Márcio Maresia para integrar a sua banda em shows pelo paÃs. E assim Márcio foi se destacando cada vez mais e hoje pode ser visto na melhores casas de blues de São Paulo como o Bourbon Street, Festivais em SESCs e em pubs espalhados pelo interior.
Falando em pub, Márcio é o curador das terças-feira do Yellowpubmarine onde músicos de destaque são convidados para verdeiras blues session. O projeto deu tão certo que agora tem o patrocÃnio da Rota K, concessionária Kawasaki em Jundiaà e Campinas. Daniel Brull, proprietário da Rota K, explica que era importante ter um lugar agradável e com música de qualidade para receber clientes e amigos. Ele consegue tirar o cliente de seu trabalho, passar bons momentos e falar de negócios. Muitos clientes trazem outros amigos e assim o cÃrculo aumenta.
Alem de se apresentar no palco, Márcio Maresia criou há 10 anos uma escola de música com seu nome onde ensina gaita e outros instrumentos. Muitos músicos foram seus alunos e todos são unânimes em reconhecer a humildade e o talento desse músico.
Shelly Simon que participou do projeto "Ladies in Blues" onde a cada terça-feira uma cantora era convidada diz:
" Sou super fã do querido Márcio que para mim é o nosso "bluesman". É super talentoso e faz com amor a sua música. "
Juliana Kosso, vocalista da banda Velhas Virgens, que já foi sua aluna revela:
" Maresia merece todo o respeito por tantos anos de estrada e musicalidade. Um grande amigo que encontrei ao longo desses anos, amigo que emociona e que admiro muito. Ele não sabe, mas me emociona muito."
O guitarrista Yuri Apsy que conhece Márcio Maresia desde 2001 e já dividiu o palco com ele inúmeras vezes é categórico em dizer que :
" Como músico e exÃmio gaitista, Márcio Maresia é extremamente humilde. É amigo de todo mundo e dá força para todos, desde os que estão começando até os já consagrados."
Marcel Giotto, da banda Blues Dog conta que:
"Márcio foi meu primeiro professor. Ele é referência para todos os bons músicos. Um empreendedor da música, que revela talentos e foi pioneiro em abrir espaço para o blues na região."
Ser admirado e respeito por músicos de diversos estilos não é para qualquer um. Mas quando se conversa um pouco mais com Márcio Maresia é fácil entender. Ele me deu uma verdadeira aula sobre o blues. Me explicou por exemplo que a base do blues é "quadrada" ou seja: ela tem 3 notas. Em cima dessas notas o músico improvisa em seu instrumento. Nenhuma música é totalmente "fechada" . Pode-se criar vários melismas em cima daquela melodia.
E afinal, o que ele ouve além de blues? Márcio diz que por ter filhos jovens acaba curtindo pop e rock. Segundo ele, há uma safra de músicos jovens que trouxeram um som diferente e de qualidade como Florence and the Machine, Black Keys, Ben Howard, entre outros.
Márcio Maresia tem hábitos simples. Gosta de ficar com a famÃlia e comer fora em bons restaurantes. Ele adora comida italiana, indiana, japonesa e árabe e gosta de fazer hambúrgueres caseiros.
Ficou com vontade aprender gaita ou outro instrumento? Conheça a Escola de Música Márcio Maresia na Rua Bom Jesus de Pirapora, 1.452 - Fone: (11) 4607.1259.
Em breve Márcio estará com novo site para que todos possam conferir sua agenda de shows, fotos e sua biografia.
Enquanto isso, acesse sua página no Facebook:
https://www.facebook.com/mmaresia?fref=ts