Quantas curtidas você precisa para ser feliz ?
10:22:00Vivemos um momento de grande exposição. Compartilhamos nosso café da manhã, nossa família, nossos amigos, nossas viagens, nossos amores, alegrias e decepções.
Será que compartilhamos o que realmente vivemos e sentimos ou "criamos" um mundo artificial onde cada like é estímulo para o nosso ego ?
Para o bem ou para o mal não temos mais volta e é sobre essa nova realidade que eu conversei com o psicanalista Marco Túlio Silva de Oliveira.
Formado em Psicologia, mestrando em Psicologia Clínica na USP e Pós Graduado em Psicanálise Marco Túlio diz que, para ele, a Psicanálise é a que melhor explica o comportamento humano.
Para quem (como eu) ainda confunde a psicanálise, com psicologia e a psicoterapia Marco Túlio explica que " O método psicanalítico é um tratamento baseado na fala, onde o fato de se verbalizar o sofrimento, de encontrar palavras para expressá-lo, permite, se não curá-lo, ao menos tomar consciência de sua origem e portanto assumi-lo.
Para ele, nós estamos vivendo um Movimento Narcísico exacerbado onde o indivíduo é classificado pela quantidade de "likes" o que na verdade é proporcional ao grau de insegurança da pessoa. Ou seja: não me sinto seguro em determinada posição (trabalho, amor, relações familiares) mas no ambiente da internet se eu postar algo que "agrade" a um grande número de pessoas isso fará com que não percebam que não sou tão bom assim.
Marco Túlio explica que anos atrás existiam dois conflitos: SER ou TER e que " hoje é muito mais fácil eu parecer TER do que SER. Tudo o que o indíviduo quer é ser desejado. E é essa ânsia de querer ser desejado que nos faz buscar a aprovação em posts, fotos e selfies. "
É tudo muito artificial. As relações não são profundas: da mesma forma que eu te adiciono, eu te deleto. Houve uma mudança de valores e isso não é sem consequências".
" Na Psicanálise o terapeuta instiga um trabalho de desconstrução orientado a uma reconstrução do indivíduo. Um dos objetivos é que o paciente reflita sobre as suas escolhas e tenha plena consciência de suas consequências, resultado esse de um processo de emancipação . Em nenhum momento ele é julgado. O próprio divã se torna apropriado para que haja uma desconexão visual entre analista e paciente, de modo que ele se sinta motivado a falar sobre seus medos e angústias com maior naturalidade e se sentindo motivado a tomar decisões. "
" O ANALISTA NÃO ESCUTA SOMENTE O QUE ESTÁ NAS PALAVRAS, ELE ESCUTA TAMBÉM O QUE AS PALAVRAS NÃO DIZEM " J.D.Nasio
E como ficam as relações amorosas nesta era pós internet ?
Marco Túlio diz que, o que une duas pessoas é o grau de identificação. Neste sentido a internet veio com uma ferramenta facilitadora onde você pode escolher pessoas com as quais tenha afinidade.
Aplicativos e sites especializados em namoros são hoje muito utilizados pois neles há filtros de escolhas.
Por outro lado, a procura incessante por um par demonstra o quão distantes estamos de nosso objetivo. Vivemos um momento de "pegação" e da exaltação à beleza física. Os homens reclamam que as mulheres estão interesseiras mas será que eles também não são "interesseiros" quando buscam mulheres mais jovens e bonitas ?
A beleza, assim como a idade são parâmetros de seletividade. Mas não são, por si só, a certeza de um relacionamento feliz.
Ninguém quer se sentir rejeitado. E é esse medo da rejeição que nos faz expor uma "falsa felicidade".
Quando se tem maturidade e plena consciência de si o indivíduo está preparado para viver melhor a solidão. De saber que há momentos em que você está com alguém e outros sózinho.
Como ele mesmo disse: envelhecer é inerente ao ser humano, mas tornar-se obsoleto é opcional. Por isso, em seu atendimento, Marco Túlio faz uso de recursos tecnológicos a exemplo do skype. Isso acontece porque as vezes o paciente se encontra em viagem ou impossibilitado de ir até o consultório e é possível atendê-lo nestas circunstâncias. Ele também aderiu ao whatsapp para uma maior comodidade de seus pacientes que querem agendar um horário ou avisar de algum imprevisto.
E quem é que procura a Psicanálise? Marco Túlio diz que, quando o individuo procura um Psicanalista é porque ele já está se sentindo incomodado com determinados bloqueios que o impedem de tomar certas decisões. E a análise irá ajudá-lo a encontrar por si mesmo as respostas que tanto precisa.
E tem fim? Tem prazo ? Não, na psicanálise não há alta. O indivíduo é que determina se quer ou não continuar.
Em seu site, http://www.tuliopsicanalista.com.br/o-psicanalista Marco aborda diversos temas importantes como o luto, a anorexia e a inveja, entre outros.
Se você deseja saber como a Psicanálise poderá te ajudar vale a pena ter uma conversa com ele.
Telefone: (11) 97044-0111
tuliopsicanalista@hotmail.com
0 comentários