#poloaquatico #esporte #piscina #olimpiada #grecia #sesisp #atleta #familia #luta #atletaolimpico
A trajetória de sucesso de Rudá Franco no Polo Aquático
Que o Esporte é um agente transformador na vida de um jovem, isso ninguém tem dúvida. Mas não é só Futebol que atrai os meninos. Um exemplo disso é a carreira bem sucedida do atleta Rudá Franco no Polo Aquático.
Morando hoje na Grécia onde joga pelo N.O. Chios, Rudá entrou no esporte influenciado pela família. Seu pai e seu irmão mais velho eram ex-atletas, então foi um caminho natural ele preferir a piscina ao campo de futebol. E foi nas piscinas do Clube Jundiaiense que ele começou sua trajetória. Seu primeiro técnico, o saudoso Ernesto Staeheli Neto foi quem deu a primeira oportunidade para ele jogar. Rudá o considerava um pai e a relação de amizade entre os dois foi grande.
Como o Polo Aquático não é um esporte conhecido no Brasil, Rudá teve grande dificuldade para chegar a ser profissional. Foram anos difícieis onde ele teve que abdicar de muitas coisas, atrasar os estudos e viver de ajuda de custo para treinar.
Mas valeu a pena! Com muito esforço e dedicação ele chegou ao time profissional do SESI de São Paulo. Mas o divisor de águas na carreira dele foi a primeira temporada na Espanha, em 2008. Lá o esporte sempre teve destaque. A Liga espanhola tem três divisões, mais times, mais atletas. E foi lá que Rudá pôde viver pela primeira vez a vida como atleta profissional. Ele morou dois anos em Valência.
Daí pra frente a carreira de Rudá deslanchou até culminar com a convocação para fazer parte da Seleção Brasileira de Polo Aquático.
E o sonho de menino se concretizou: participar dos Jogos Olímpicos! Rudá conta que foi indescritível estar ali, no meio de tantos atletas de alto nível, representando seu país com a presença dos amigos e familiares e ainda por cima em seu país.
Rudá perdeu os pais precocemente. A presença de seus irmãos foi fundamental para que ele pudesse se dedicar ao esporte:
- "Agradeço todos os dias por ter eles na minha vida. Eles foram meus pais, minhas referências como seres humanos e meus maiores apoiadores. Passamos por muitos momentos difíceis na vida e mantivemos a união, o amor e a esperança por dias melhores."
Passados tantos anos e fazendo o maior sucesso na Grécia, Rudá não esquece suas raízes e se enche de orgulho pelo fato de Jundiaí ter a Liga Jundiaiense de Polo Aquático com o apoio da Associação Aquática Jundiaí, Sesi Jundiaí e Clube Jundiaiense.
Pode ter certeza de que para os jundiaienses e sua família você também é um grande orgulho.
Tainan Franco, sua irmã mais velha, se viu aos 18 anos, morando com dois adolescentes. E ela nos conta essa experiência:
- " A vida não era fácil e nós três cuidávamos um do outro. O esporte e o caráter do Raoni e Rudá os mantiveram regrados. Tivemos que ser unidos para sobreviver. O amor que temos um pelo outro fez toda a diferença. Hoje, cada um segue sua vida. O Rudá na Grécia, se dedicando ao que ama. Nunca deixamos de cuidar e torcer por ele. A nossa união fez toda a diferença e faz até hoje."
Raoni Franco, que começou no Polo Aquático antes do irmão, diz:
- " Tenho muito orgulho do Rudá. Eu comecei primeiro no Polo Aquático, um tempo depois o Rudá começou a treinar. Participamos de muitos campeonatos e fizemos uma grande família no Polo. Eu comecei a fazer faculdade e joguei por mais alguns anos até deixar o esporte profissional. Mas sempre incentivei o Rudá a continuar. Ele virou um atleta de verdade. Exemplo de disciplina dentro e fora da água".
Que família incrível heim? Fica a dica para os pais: há muitos esportes além do futebol que seu filho pode praticar e até seguir uma carreira profissional. Como o Polo Aquático, por exemplo, que fez de um garoto cheio de sonhos um atleta de ponta.
Quer acompanhar a vida na Grécia desse atleta jundiaiense? Siga as redes sociais:
https://www.instagram.com/rudazf/