Depois da matéria que fiz sobre drinks confesso que fiquei apaixonada pelo mundo das bebidas. E, uma delas voltou à moda em bares e restaurantes: o Gin!
Você sabia que o gin foi criado como remédio? No século XVII o médico holandês Francisco de La Boe elaborou uma fórmula à base de zimbro seguido de aromatização com diversos tipos de ervas e plantas, para o tratamento de doenças renais. O zimbro realmente tem propriedades diuréticas, mas o remédio não se mostrou eficaz. Em compensação a bebida ganhou fama e assim surgiu o GIN DE LA BOE.
Mas foram os ingleses que se tornaram os maiores produtores da bebida e a fizeram famosa no mundo.
Aqui em JundiaÃ, conheci duas mulheres que são apaixonadas pelo gin. E se enveredaram pelo mundo fascinante dessa bebida de inÃcio, como hobby.
Sócias em uma conceituada empresa de paisagismo, Maria Alice Fanhani e Rita Silva sempre compartilharam suas experiências nas muitas viagens que fizeram para o exterior.
Rita tinha o hábito de contar e indicar para amigos, os lugares que mais gostava. E assim nasceu no Instagram " O QUE MAIS GOSTEI". Com dicas de hospedagem, restaurantes e passeios que ela mesma tinha feito.
Em uma dessas viagens Rita conheceu uma Ginteria e ficou impressionada com a quantidade de rótulos oferecidos. Na volta, trouxe na bagagem uma caixa de botânicos para o preparo da bebida.
Passou então a estudar sobre as propriedades e infusões das plantas e ervas. No gin, quanto maior o número de botânicos mais especial ele é.
Sem falar que é a bebida menos calórica e, por ser muito refrescante, atrai um número cada vez maiores de mulheres.
Perfeccionista, Rita começou a preparar seu Gin Tônica para amigos e familiares que acabaram fãs de seus drinks. Maria Alice - que não bebia bebidas alcóolicas- se contagiou e também passou a elaborar a bebida.
Foram atrás de botânicos brasileiros, fizeram vários testes e até o gelo adequado é produzido por elas.
Rita comprou uma máquina importada para dar limpidez ao gelo em forma de bola que é fantástico: água especial sem minerais e 24 horas pra ficar pronta. O resultado é uma esfera lÃmpida e perfeita que, quando adicionada à bebida, leva muito mais tempo para descongelar o que garante a temperatura ideal e por muito mais tempo ao drink. Há também o encantador gelo em forma de flor.
Não demorou para que o hobby se tornasse um negócio. Hoje elas vendem kits de botânicos para todo o Brasil. Há três tamanhos, o maior, o médio e o menor para duas pessoas.
Perfeccionistas, desenvolveram uma embalagem especial, linda! Com logotipo criado pelo inesquecÃvel artista plástico Marcelo Camunhas, amigo querido de ambas.
No dia da matéria experimentei dois tipos de gin: o vermelho que leva hibisco, limão e zimbro, e o branco com orange, gengibre, cardomomo e casca de laranja. Em ambos percebe-se a harmonia nos botânicos.
Quer conhecer melhor o trabalho delas e comprar as caixas de botânicos para preparar o seu gin ou mesmo presentear os amigos e/ou clientes?
Siga a página
https://www.instagram.com/oquemaisgosteigintonica/
fotos: Marcelo Peró